logo

CANÇÕES SEM PALAVRAS: COLEÇÃO VINICIUS DE MORAES


20/10/2023, das 22:00 às 23:00

João Camarero e Arthur Nestrovski - dois violões, no SESC CPF

As palavras são uma glória do nosso cancioneiro. A tal ponto que, em muitos casos, chegam a obscurecer a música. Reunindo tanto peças solo como duos de violão, em arranjos inéditos, o repertório desses shows recolhe um acervo de canções “reveladas”, reviradas de dentro para fora, por assim dizer, em versões instrumentais. As palavras, agora, ficam só na memória de quem ouve – amparada por conversas sobre o contexto e sentido dessas obras-primas, de compositores como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Garoto, Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque e Edu Lobo. 

            A primeira edição do projeto será a “Coleção Vinicius de Moraes”. O grande poeta da música popular brasileira serve, aqui, de curador musical, definindo o repertório com o instinto certeiro de quem foi parceiro de todos os nomes citados acima, entre outros – sem falar nas próprias composições, incluindo alguns clássicos do nosso cancioneiro, como “Valsa de Eurídice” e “Pela Luz dos Olhos Teus”.   

Há espaço, ainda, para “canções sem palavras” no sentido estrito: composições criando suas imaginárias letras, só de notas musicais. É bem o caso de Villa-Lobos ou de Radamés Gnatalli. Tudo isso interpretado por dois dos maiores nomes do violão brasileiro, tocando juntos pela primeira vez, no projeto Música Inaudita, da Biblioteca  Mário de Andrade.

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 4º andar - Bela Vista - São Paulo